domingo, setembro 03, 2006

A dor da despedida prematura (parte 2)


O anexo exterior era composto por uma mesa de madeira com seis cadeiras. Havia plantas trepadeiras nos quatro cantos. Eram designadas flores de cera, as que embelezavam aquele espaço à beira-mar plantado.
O Ancião da Luz virou-se calmamente para a entrada ao escutar os passos apressados de Har-Meand.
- Desculpai a demora. Sabeis como é… - verbalizou num formalismo prosaico. - Desejardes tomar um chá? - perguntou o Rinkinen num gesto de cortesia.
- Não vos incomodeis. - dispensou num sorriso amistoso. – E não vos apresseis. – falou serenamente numa expressão sincera.
Har-Meand entreolhou os dois Sacerdotes do Cristal para depois espreitar para o interior da sua casa.
- É melhor que isto seja rápido…- murmurou friamente.
Mar-Hir também era da mesma opinião embora, por respeito, não fizesse transparecer tal disposição.
Para colmatar a tensão que pairava no ar, Asrae intercedia mostrando ao pai do Cisne Negro um pergaminho.
- Como já vos anunciei, precisarão de uma licença especial para entrar no Templo Luz. Aqui está a licença.
Har-Meand recebera das mãos da ama da sua filha uma permissão escrita na língua do Povo do Cristal na parte superior e abaixo o equivalente no idioma dos Rinkinens.
- Inicialmente tereis direito a duas visitas por semana. - declarara firmemente o Ancião mantendo contacto visual com a consonância do pai da Protegida.

No seio do lar, mãe e filha já tinham comido pão-de-ló e bebido chá preto, totalmente fermentado. Mariah levantou-se para preparar uma merenda. Se ia sacrificar a sua filha não a deixaria faminta mesmo sabendo que haveria provisões na embarcação do Pontífice.
Estava a colocar mangas dentro de uma pequena cesta feita pelas suas próprias ardilosas mãos. O Cisne Negro olhava em silêncio os movimentos titubeantes da sua mãe. Encontrava-se num estado manifestamente plangente tentando exteriorizar uma figura estrénua. O olhar da bebé que era indivisível da sua progenitora causava uma dor extrema que a mulher poisou uma vasilha para defrontá-lo objectivamente.
- Vais fazer uma viagem filha…- respondera com um ar macambúzio retendo o brotar de lágrimas a todo o custo.
- Mãe…
A respiração estertorosa da sua mãe deixava a bebé insegura. Prontamente Mariah aconchegou-a o no seu peito como se fosse um animal ferido. Solfejou para aliviar a amargura. Entoou palavras que a sua mãe Alissa ensinara quando era uma menina desconhecedora da força emocional que tal cantiga sagrada desencadeava.


Pela linha de água da minha nascença
Forma-se o riacho da minha infância
Onde flui o rio da minha juventude
Que desagua no mar da minha vida adulta
E só quando alargar o meu conhecimento
Ondularei no oceano da minha velhice
E à nova geração passarei o ensinamento
Terei alcançado, então, a plenitude

Que a aprendizagem se estenda
Cada dia é um novo dia
Que a nossa mente compreenda
O que é viver em harmonia
Pela luz do Grande Cristal que nos guia
Abençoado o mundo pela sua Benevolência
Zénite da Claridade, Religião da Condolência

Nós, que somos as crianças de honor
Representantes de um futuro pronunciado
Difundimos o Sinal da Esperança,
Nós, que somos as crianças do amor
Daremos as nossas mãos
A favor da União!


(Nota: Este mesmo cântico seria declamado pela Princesa Dolphinya na véspera de uma tragédia, cerca de 400 anos depois do nascimento do Cisne Negro)

22 comentários:

Eli disse...

Quando... deixar de viver a vida intensamente, deixarei de escrever assim.
Quanto às fotos, apenas momentos, assim como acontece com as palavras. Tudo fruto de espontaneidade!

:)

Anónimo disse...

lindo!!! Adoro a forma como escreves e a magia que dás ás palavras... kisses

A Professorinha disse...

Gostei da metáfora da vida com o rio...

A tua escrita é algo que embala e quando damos conta já estamos no fim da história e a querer mais. Ainda bem que continuas a escrever para nós.

Sara Martins disse...

Tu não existes... :)

O Pai Natal?? Nunca tinha pensado nisso... É uma ideia tão boa como qualquer outra!!
Afinal, o menino até tem umas piadas giras... LOL
Já não estou sozinha, então...
Mereces um Anjo só pra ti!!
Um que te faça muito feliz...

Tens razão, ''cada dia é um novo dia''...
Para o pequeno Cisne, e para cada um de nós...

Ai esses abraços, que bem que sabem... ;)

Beijinho grande, do coração...

Anónimo disse...

Dolce Amichi,
Parei sim.
Estou estagnada acho!
Não pelo êxtase, mas porque se aproxima a hora de toda a verdade.
Procuraste-me e agora, "levas" comigo. Toda eu tremo, não consigo concentrar-me em nada.
Amanhã vou encontrar-me com "ele". Vai acontecer o que há tanto espero e peço que aconteça, mas agora que se aproxima o momento, não estou a conseguir o equilibrio que necessito. Não, não penses que me vou entregar ao desejo. Não é isso. Vamos apenas conversar sobre o que se passa entre nós. Sou eu quem tem pedido esta conversa. E agora que ele cedeu, estou para aqui que não me aguento. Não sei por onde começar, não sei o que dizer, não sei sequer se vou conseguir dizer uma única palavra. Não me ilude no desfecho de paixão. Estou ciente que não tem seguimento. Mas mesmo assim, não sei o que está a acontecer comigo.
Help me friendd!!!!!!
Dolce baci

delusions disse...

tou a adorar...e já tou ansiosa pelo próximo...ainda bem que gostaste do post...espero que possas voltar ao porto e ser feliz por lá...

bjs*

Anónimo disse...

As palavras entoadas pela Mãe...
Palavras mágicas, sabias e cheias de Luz...

Belas palavras.

E bela realidade contada pelas tuas escritas.

Fica bem e em paz

Filos disse...

Palavras espelho de uma sabedoria que só um coração pleno de amor pode transpor para o papel, ou neste caso em palavras entoadas na hora da despedida...

delusions disse...

Só para esclarecer o Ubi...Ubi significa "onde" em latim...

Ubi o próximo capítulo? quero ler :p

bjs*

Cherry Blossom Girl disse...

Pura magia.
Adorei passar por aqui.
Obrigada pelas tuas visitas ao meu cantinho e pelas palavras bonitas.
Voltarei:)
Aparece sempre!

Beijinho enorme
***

Pierrot disse...

Diz-me uma coisa Luigi. Tu vais buscar estas ideias aonde?
Como fazes? Pegas numa ideia e desenvolves uma história? É algo de veridico, tem alguns factos pelos quais te inspiras?
Eu estou estupefacto. Que história mais linda, que pedaço de vida tão bem narrado.
Parabéns, muitos parabéns. Já tens aqui mais um fã.
Abraço
Eugénio

Anónimo disse...

mais uma vez li tudo sem parar, parace aqueles livros que nao conseguimos pensar em mais nada...bebo as tuas palavras num instante e agora tenho sede de mais...
escreve o proximo capitulo rapido ^^

beijinho

Alberto Oliveira disse...

"... Nós que somos a crianças do amor
daremos as nossas mãos
A favor da União!


Que seja uma "união de facto" é o que se pretende...

Luthien Numenesse disse...

Que texto tão bonito este, tanta sabedoria se espelha nas palavras...
Tens realmente um dom :)

Beijinhos de Luz,

Herenya na!

AnaGarrett disse...

O que aqui está são originais teus?

vania ♥ disse...

quando sai o livro na fnac? :)))
lindissmo!

Aprendiz de Viajante disse...

Toda a atmosfera deste blog circunda na magia das tuas palavras, embriagantes luigi!

Gosto tanto de te ler!

Continua...

Anónimo disse...

Este espaço é magico.

Há uma dor muito maior do que a dor física, e essa embora oculta é a mais sentida...

(sei que compreenderás o que te quero trasmitir no 2 paragrafo deste comentário)

Beijos
Nadir

Sara Martins disse...

Meu querido Anjo...

Fico muito feliz por te encontrar totalmente recuperado...
O pequeno Cisne e eu começavamos a ficar preocupadas!!

Os meus Anjinhos devem ter tirado umas férias, como lhes dou muito que fazer devem ter-se queixado ao ''Patronato'' de trabalhos forçados... (**,)

Não os tenho visto...
Espero que voltem depressa!!

Xi daqueles...

Ainda bem que já melhoraste!!

kolm disse...

Obrigada por esperares, e sê muito bem vindo ao doce abismo encantado. Também eu me perderei por aqui, por uma escrita regada de encantamento e seres mirabolantes que vivem na intensidade de palavras mágicas.

Um sorriso enorme!

luademim disse...

Grata por suas palavras a voce tb espero que sempre tenha ventos bons... bjos

estrela disse...

"Alma perdida


Florbela Espanca


Toda esta noite o rouxinol chorou,
Gemeu, rezou, gritou perdidamente!
Alma de rouxinol, alma da gente,
Tu és, talvez, alguém que se finou!

Tu és, talvez, um sonho que passou,
Que se fundiu na Dor, suavemente...
Talvez sejas a alma, a alma doente
Dalguém que quis amar e nunca amou!

Toda a noite choraste... e eu chorei
Talvez porque, ao ouvir-te, adivinhei
Que ninguém é mais triste do que nós!

Contaste tanta coisa à noite calma,
Que eu pensei que tu eras a minh'alma
Que chorasse perdida em tua voz!..."


Bjokas pa ti.