sexta-feira, novembro 10, 2006

Delirium (parte 2)

(A continuação de Delirium tardava a ser postada. Aqui está. Lembro que o livro "Asas Rubras" poderá, brevemente, ser encontrado no Porto, na livraria Unicep e na livraria Poetria, que ficam na baixa do Porto. Podem também encomendá-lo a partir do meu e-mail.)

Passos afligidos seguiram o fragor escutado, sinal que nem todos do Povo de Cristal dormiam nas profundezas do sossego que a Luz Frouxa lhes facultava.
Asrae fora a primeira a afluir ao local do incidente. A Sacerdotisa de claros cabelos loiros despenteados escandalizou-se ao encontrar o Cisne Negro desmaiada. O seu pequeno e frágil corpo estava deitado de barriga para baixo com a cabeça de lado sobre um dos mosaicos de tesselas pretas e brancas que constituíam o chão daquele salão. Afinal não era feito de cristal como se supunha. Essa era apenas uma das ilusões de óptica criadas pelo Grande Cristal, tal como o tecto oitavado que reflectia a tepidez da sua luz.
- Pobre criança… o que lhe aconteceu…?
Observou instantaneamente desde o cimo da escadaria Viginti Tres e imaginou como violenta terá sido a queda. Não se pense que o pânico tivesse tomado conta de si ou que tivesse perdido momentaneamente a lucidez. Como discípula do Cristal, a sua calma era abismal. Foi peremptória em prestar-lhe os primeiros socorros tomando-lhe o pulso. Como o achou regular, procurou, cuidadosamente, saber se teria alguma contusão ou alguma fractura exposta. Após uma minuciosa busca não lhe encontrou qualquer mazela exceptuando o sangue junto à sua boca. Constatou que tinha partido um pedaço de um dente, um dos incisivos.
Levantou-se envolvendo-a nos seus braços quando nesse preciso momento alguém vindo do exterior do Templo surgia sobre a sua silhueta.
- Venerado Pontífice…- Asrae virou-se repentinamente num susto do coração. – O Cisne caiu, está desmaiada é preciso que…
- Não. Está simplesmente a dormir. – esclareceu de imediato. - Saiu ilesa. Terá sido este, um acontecimento milagroso? - questionou-se num trejeito vulgarmente irónico.
Asrae juntou-se àquela deferência ortodoxa, segurando a criança no seu colo com toda a sua admiração enquanto que Mar-Hir examinava a sua condição física antes de averiguar a psicológica.
- Tantas e tantas vezes que descia a correr estas escadas que algum dia…
A ama calou-se apercebendo-se que o Ancião lhe sugeria um domínio silencioso. Num temperamento clemente, Mar-Hir colocou a mão sobre os lábios cortados da Rinkinen curando-os. Notou no pedaço de dente que lhe faltava. Proferiu no seu jeito bastante sereno e simultaneamente esfíngico as mesmas palavras proféticas que lhe costumava dizer:
- Mostrar-te-ei o teu caminho, a tua rota. Sofrer não significará a tua derrota… Descansa por agora meu pequeno cisne… descobrirei o que te perturbou…
O Pontífice ordenou à Sacerdotisa que a colocasse de novo no exacto local onde a tinha encontrado e na mesma posição. Precisava de captar o que realmente a precipitara naquela queda. Para isso iria basear-se na teoria da reminiscência, activando uma projecção hipnótica para recuperar as suas visões.
Com a sua mão larga colocada sobre a cabeça do Cisne, o Ancião apercebera-se que aquele bebé tinha entrado num transe profundo tinha entrado num transe profundo. Tentava entender a linguagem daquele delírio que havia sofrido. Por mais absurdo que fosse teria algum significado. Estava a visionar uma breve gravação dos seus pensamentos, ideias, acções, desejos e temores quando fora interrompido.
- O que foi que ela sonhou? – interpelou Asrae na sua inquietude, agachada tal e qual o Pontífice.
- Não foi um sonho. Não vos induzis em erro. Ela esteve sempre acordada. – assegurou sem perder a concentração.
- Foi um delírio. Perscruto visões que lhe bloquearam a mente e dominaram o seu corpo.
- Um acto de sonambulismo…- comentou num semblante cismático. - E que visões perscrutais?

10 comentários:

Anónimo disse...

Perdoa-me...

perdoa-me por nao ser como devia...

perdoa-me todas as lagrimas...

perdoa-me todas as palavras impensadas...
todos os gestos...
todos os silencios...
todas as ausencias...

sinto-me realmente como se tivesse caido de uma escadaria de 23 degraus..a unica diferença e que estou bem acordada...e tenho de enfrentar o mundo e as pessoas todos os dias...

estou farta de me controlar...
estou farta de pensar...
estou farta de sentir...

e para terminar em beleza..um desabafo do fundo do meu ser: dasss detesto a minha vida social!! haaaaaaaaaaaa quero PAZ!
bom... ja me sinto mais aliviada...

P.S.: desculpa ter sido tao egocentrica aqui nesta parte final..

*** beijo leve como uma pena ***

Sara Martins disse...

Meu lindo...

Vejo que este novo post trouxe consigo novos mistérios, novas emoções...
E anseio pelo que se seguirá!!!

Quantas vezes encontramos respostas na escuridão da noite...
Quem sabe não será o caso do teu Cisne??

Fica em Paz, meu adorado storyteller...

happiness...moreorless disse...

amei!!! como já te disse só não gosto de chegar ao fim, apetece-me mais =)
estou ansiosa para saber o que aconteceu ao Cisne, e que visões são essas...é uma história apetecível mesmo!

um beijinho

delusions disse...

confesso que também não gosto mesmo nada de chegar ao fim porque adivinho a espera do próximo capítulo, uma vez que gosto sempre tanto do que leio. fico á espera pela continuação da história...

bjinho e bom fim-de-semana*

Isabel disse...

Como se isso fosse possivel parece que cada vez escreves melhor, parece que cada palavra ven cada vez mais de dentro de ti... ler-te de facro é mexer com o mais intimo de nós pois sentimos que tu escreveste mexendo com o mais intimo de ti.
tenho uma enorme admiraçaõ por ti e a tua escrita encanta-me.

Não pude deixar de evitar deixar-te um desafio lá no meu sitio.

Até breve,

Isabel

Anónimo disse...

....oooO
....(....)... Oooo
.....)../. ...(....)
....(_/.......)../
..............(_/
....oooO
....(....)... Oooo
.....)../. ...(....)
....(_/.......)../
..............(_/
...... Passei por
......... Aqui e desejo uma boa semana
Beijos

A Professorinha disse...

Tu gostas sempre de nos deixar com água na boca à espera de mais para ler não é? Sabes que devorar livros não implica ficar à espera muito tempo, não sabes ;)

Espero pela continuação...

Fica bem :)

lisa disse...

Simplesmente um delírio...

:-)

Beijo.

Anónimo disse...

Olá Luis, bom dia. Desculpa só agora te responder mas tenho estado adoentada.
Olha, para colocares um video do YouTube basta copiares o que está dentro do rectangulo onde diz Embed (ao lado do video, por baixo de URL) e colocares no teu post em HTML. Se tiveres alg duvida envia mail para fatimapb71@hotmail.com.
Vou voltar no final do dia para te ler e comentar pq agora tenho que bazar: mt trabalo acumulado!
Deixo-te um beijo e um mt obrigada pelas tuas visitas e comentarios.

:)

fatima

fatima

Anónimo disse...

Desculpa, comentario anterior é de:


http://justme-anordinarygirl.blogspot.com/

fatima